como devemos ser pacientes

17/12/2016 8 min
como devemos ser pacientes

Escuchar "como devemos ser pacientes"

Síntesis del Episodio

“A paciência é o que?” Disse o Imam: “Ter paciência é controlar a alma contra a ira”. Um homem veio à presença do Imam Assadek (a.s) e relatou seu problema e lhe disse: entre eu e um grupo há divergências em uma questão. Eu tenho a intenção de deixar as brigas mas me dizem que se eu não responder as provações dos outros serei considerado uma pessoa oprimida e covarde. O que o senhor pode me explicar a respeito? Disse o Imam Assadek (a.s): “Oprimido e aquele que oprimiu alguém”.(Al mahjatol al Baidah). De varias historias temos extraímos como lição que os lideres religiosos sempre desejam criar laços de amizade, irmandade e companheirismo entre os crentes e preveni-los contra os conflitos, brigas e atritos os convidam a se distanciarem do ódio e a terem paciência.







A maneira como devemos ser pacientes



A primeira forma que apresentaremos e como o Profeta (s.a.w) enfrentava os problemas na época em sua comunidade.

Auss e Jazray eram dois grandes clãs na época pré-islamica conhecida como a época da ignorância que sempre brigavam muito entre si. Muitas vezes morreram soldados de ambas as partes. Depois da migração do Profeta para Medina as bênçãos do Islã a paz e a tranqüilidade voltaram a reinar entre eles.

Certo dia um homem judeu de nome Chaseb Ibn Kaiss se uniu a um grupo de homens de um clã que estavam amigavelmente e cordialmente conversando. Quando viu esta cena sentiu inveja deles e começou a pensar em uma forma de separá-los e de gerar um conflito entre eles. Consegui criar um clima desagradável entre eles o que se alastrou a uma guerra de grandes proporções em que muitos dos soldados dos dois lados morreram. Quando esta noticia chegou ao Profeta (s.a.w) rapidamente ele foi ate o local onde estavam e discursou a todos :



“Oh grupo de muçulmanos! Tenham a Deus como seu objetivo ! Será que vocês estão voltando à época da ignorância enquanto eu estou dentre vos aqui?

Deus os guiou e os presenteou como o Islã e terminou com a época da ignorância. Também gerou o amor e a amizade entre vocês. Será que a época da incredulidade vocês retornaram?”



Quando ouviram as palavras do Profeta (s.a.w) imediatamente depuseram as armas no chão e pediram desculpas ao Profeta. Então o conflito que aquele judeu havia feito foi extinto. Temos uma outra historia sobre o Profeta Muhammad (s.a.w) nos ensina um pouco mais de sua ciência. Um belo dia um pobre e adentrou a cidade de Medina. Foi atrás do Profeta (s.a.w) com a intenção de pedir algum dinheiro. O Profeta (s.a.w) sentou-se entre os seus companheiros na mesquita e então se aproximou e pediu ajuda. O Profeta (s.a.w) prontamente lhe deu algum dinheiro e o pobre homem não ficou satisfeito.